Policial Chinês na Praça de TiananmenAo contrário do Brasil em que você pode ser facilmente assaltado com uma armada apontada para a sua cabeça– ou partes da Europa em que “bater carteira” tem sido considerado uma arte – na China em geral é extremamente seguro. Crimes contra estrangeiros são raros. E crimes violentos – como assaltos e estupros – contra estrangeiros são extremamente raros. Na verdade muitas mulheres turistas já relataram que se sentem mais seguras andando sozinhas à noite em comparação com suas cidades.

 

Por uma razão muito simples: a China é um país que possui uma das legislações mais severas do mundo (por exemplo, a China anualmente executa mais criminosos do que qualquer outro país). É também relatado que os tribunais chineses têm uma taxa de condenação de 99%.

Policial de trânsito na China

Criminosos chineses são conscientes que cometer um crime contra um estrangeiro é uma péssima publicidade (e uma grande vergonha) para a indústria milionária do turismo. Como resultado muitos não são ingênuos para se arriscarem e serem punidos eventualmente com a pena de morte.

O que não quer dizer que se deva abrir mão de estar atento. Muitos turistas estrangeiros por falta de atenção viram alvo fácil para os batedores de carteira. Bater carteira ao contrário de assaltos é mais comum na China, já que é mais fácil fugir com ou sem provas. Então seja extremamente cauteloso em áreas com grandes fluxos de turistas, como ônibus, mercados e estações de trens.

Caso você consiga flagrar um batedor de carteiras (ou um golpista que seja) arme um grande barraco. Mesmo que ninguém ao seu lado entenda uma palavra do que disser faça um escândalo. Com certeza alguém virá te ajudar e a última coisa que um batedor de carteiras deseja é atenção. E nada atrai mais atenção na China do que um conflito, principalmente envolvendo um estrangeiro. Com sorte o tumulto deverá chamar atenção de algum policial (que são muitos) que esteja passando pelo local e quase sempre este estará ao lado do turista estrangeiro.

Turista em SegurançaOutro local para ficar atento são os restaurantes. Você irá notar que os chineses nunca deixam seus pertences pendurados atrás das cadeiras. Em vez disto eles fazem suas refeições com seus pertences nos ombros ou no colo. Geralmente temos a enganosa sensação de estarmos seguros por estarmos em um local fechado com pessoas aparentemente distintas ao invés da rua. Isto é um erro e deve ser evitado ao máximo. Em restaurantes lotados é muito fácil tais golpistas esperarem por um descuido para roubarem bolsas, mochilas e laptops.

Tendo estes cuidados em mente você poderá ver que a China ao contrário de outros países é um local seguro, haja vista os baixos índices de criminalidades contra turistas. Estando no seu país ou qualquer lugar do mundo sempredevemos estar atentos, independente do que dizem a respeito.