Engarrafamento em BeijingPreocupe-se menos com criminosos e mais quando estiver atravessando as ruas chinesas. Estatisticamente falando, o maior risco para a segurança pessoal durante sua viagem à China é o trânsito.

A razão disto encontra-se no fato de que a maioria dos chineses só começou a dirigir há pouco tempo. No ano de2000 a China tinha menos de 10 milhões de automóveis (enquanto no Brasil tínhamos aproximadamente 18 milhões). Dez anos depois, o número de proprietários privados de carros cresceu rapidamente para 70 milhões. A maioria é composta por condutores da primeira geração que um dia aprenderam a dirigir e não aprenderam o básico de uma direção defensiva.

Mulher com criança no transitoCombine tal inexperiência com uma cultura de quebrar as regras frouxas da legislação de trânsito e você vai entender porque a China tem a maior taxa do mundo (per capita) de fatalidades veiculares.

Conclusão: não espere muito respeito pelos pedestres e cuidado com os motoristas nos sinais vermelhos. Como a maioria dos países em desenvolvimento, os pedestres na China não têm preferência de passagem. Na verdade eles estão na parte inferior na hierarquia de veículos.