Refeições na ChinaEste é o lugar onde as diferenças culturais realmente começam a ficar mais evidentes. Um ocidental comum que senta em uma mesa chinesa para um jantar, aparentemente terá a impressão de que não existem regras que regem todos na mesa. O cara do seu lado está lá chupando seu macarrão em dolby sorround e o outro está mastigando com a boca aberta enquanto grita em seu celular. E está tudo bem emitir arrotos que podem ser medidos na escala richter?

Mas modos chineses à mesa existem. Eles podem não ser tão evidentes para um ocidental, mas estão lá. Por isto algumas dicas caso você seja convidado para um jantar:

  • Aguarde seu anfitrião lhe informar onde se sentar. Especialmente em eventos mais formais a idade dos componentes é importante na distribuição dos assentos. O “mais honrado” convidado estará sentado à direita do anfitrião, de frente para a porta.
  • Provavelmente a maior gafe que você pode cometer na mesa é enfiar seus k’uai-tzu (palitos chineses) no arroz e deixá-los em pé. O que é interpretado como má sorte, pois se assemelha aos incensos utilizados para os mortos.
  • Além disto, não lamba seus k’uai-tzu (ou de qualquer outra pessoa) e não utilizá-los para gesticular ou apontá-los para alguém. Bater com seus k’uai-tzu em sua tigela também é inaceitável (apenas mendigos o fazem). Finalmente para colocar porções em seu prato utilize os k’uai-tzu de uso comum, nunca o seu. Se acha que será um grande desafio utilizar os palitos, não há problema algum em se pedir talheres (ou melhor, ainda, em viagem sempre leve os seus).
  • Não se surpreenda se o seu anfitrião colocar um pouco de comida ou lhe servir. É uma forma de honrar-lhe com os melhores pedaços.
  • É sempre educado provar pelo menos um pouco de tudo. Os anfitriões geralmente sempre esperam que os convidados se sirvam antes de servir-se. Sendo assim não o deixe esperando, pegue um pouquinho de cada. Não se esqueça de elogiar com algumas observações como tudo está saboroso (mesmo que não esteja).
  • Sinta-se a vontade para aproximar o seu bowl (tigela) até sua boca, emitir alguns barulhos enquanto estiver comendo e até arrotar alto se você gosta. Não há nenhuma restrição quanto a isto.
  • Banquetes formais (reuniões de negócios ou cerimônias de casamento) tendem a ser uma maratona de pratos a serem servidos. Então se segure um pouco.
  • Não deixe o prato vazio no final da refeição. Caso contrário seu anfitrião morrerá de vergonha (perderá a face) – “Oh eu não pedi comida suficiente!”. Da mesma forma não acabe totalmente com o restante de comida dos pratos para se servir. Mas também não deixe sobrar muita coisa, pois pode indicar que a comida não estava boa.

Bebidas

Ganbei!!Como nas culturas ocidentais o álcool é parte integrante da maioria dos jantares chineses. Existe uma mentalidade muito forte na China que quanto mais seus convidados bebem melhor (e se não quiserem, pressione-os). Acreditamos que grande parte disto explica-se pelo fato de que as culturas asiáticas tendem a ser menos espontâneas e mais formais – dedicar um tempo com seus novos amigos não é apenas uma atividade para criar laços e consolidar relacionamentos, mas também a única maneira que muitos se sentem confortáveis o suficiente para baixarem a guarda e relaxarem.

Antes de beber sempre aguarde seu anfitrião para fazer um brinde. Mas controle-se, pois depois todos se revezam fazendo seus brindes (rodadas quase intermináveis de brindes). Você notará também que antes que você perceba que seu copo está vazio alguém aparecerá para enchê-lo.

Também é considerado extremamente rude não levantar seu copo para compartilhar do brinde. O resultado é que você pode se encontrar completamente bêbado. Se você não é bom de copo ou não está de bom humor, invente uma desculpa tal como sua alergia a álcool. Mas junte-se ao brinde, levantando seu chá ou copo com água.

Esteja ciente que caso você seja convencido a uma primeira rodada (Vamos lá apenas um!) você será pressionado mais e mais a participar das outras (ou vários jogos de bebidas). Para evitar ficar totalmente alcoolizado, use um velho truque chinês: apenas tome pequenos goles de quando em quando ou finja bebê-los, assim você se resguarda e têm condições de acompanhar a festa durante toda a noite.